São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG 4c3j73

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Política 4l6973

Líder do PL pede urgência para anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro 2y5p3g

O requerimento tem 262 s confirmadas pela área técnica da Câmara 533z

São Lourenço Atual
Por São Lourenço Atual
Líder do PL pede urgência para anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem 424364
Máximo 600 caracteres.
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Sóstenes Cavalcante, líder do PL

O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou nesta segunda-feira (14) pedido de urgência para o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 (PL 2858/22). Se aprovado o pedido, a proposta pode ser analisada diretamente pelo Plenário. O partido tem feito obstrução às votações para que a urgência entre na pauta. 6j3h5o

De acordo com o Regimento da Câmara, uma proposta pode ter a urgência solicitada pela maioria absoluta da Casa (257 deputados). Os projetos com urgência podem ser votados diretamente no Plenário, sem ar antes pelas comissões. O requerimento protocolado por Cavalcante tem 262 s confirmadas pela área técnica da Câmara.

A pauta de votações do Plenário, no entanto, é definida em reunião dos líderes partidários com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Leia Também:

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Daniel Almeida: "Não pode haver perdão"

Debate Durante os debates em Plenário nesta segunda-feira, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) afirmou que a anistia, caso aprovada, vai estimular o cometimento de mais crimes e colocar a sociedade numa situação de vulnerabilidade. "Quando os crimes são contra o Estado Democrático de Direito, a nossa democracia, a nossa Constituição, nós devemos ser absolutamente intolerantes. Não pode haver perdão", declarou Almeida.

Para o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), os mesmos que se esconderam na condução da tentativa de golpe agora também se escondem atrás de uma falsa bandeira de anistia. "Querem, com esta proposta de anistia, repetir o golpe. Essa proposta de anistia é o golpe.2 e, do mesmo modo, não pode e não vai frutificar. Não pode e não vai prosperar", disse.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) afirmou que a população não quer anistia dos participantes de 8 de janeiro, mas sim do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. "Eles querem anistiar aquele que queria explodir o Aeroporto de Brasília, quem depredou a sede dos Três Poderes, quem articulou o assassinato do presidente, do vice-presidente e de um ministro do Supremo", disse.

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Sargento Fahur citou reportagens sobre pressão do governo para retirada de s

Pressão O deputado Sargento Fahur (PSD-PR) afirmou que matérias publicadas pela imprensa relatam pressão do Executivo e do Supremo Tribunal Federal (STF) para deputados da base do governo retirarem s pela urgência da anistia. "Toda essa pressão vinda do governo, vinda do STF em cima de deputados para que retirem s ou deixem de , para mim, é criminosa. É uma interferência direta de outros Poderes no Parlamento", disse.

Segundo o deputado Coronel Assis (União-MT), quem fala contra a discussão do projeto de anistia está cometendo uma declaração antidemocrática. "Dizer que esta Casa não é o foro adequado para que nós possamos pautar e discutir esse tema realmente é chutar a Constituição brasileira e a democracia em nosso País. Pelo amor de Deus, nós somos o foro ideal e próprio para discutir esse assunto", afirmou.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal 6q441h

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais! 325x2k